BIENAL JOSÉ MIGUEL AROZTEGUI

A Bienal José Miguel Aroztegui: Concurso Estudantil Latino-Americano de Arquitetura Bioclimática é promovida pelo Grupo de Conforto Ambiental e Eficiência Energética da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC). Acontece sempre nos anos ímpares, juntamente ao Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído (ENCAC).

Instituída no IV Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído (IV ENCAC), realizado entre 24 e 28 de novembro de 1997, na cidade de Salvador/BA, o nome da Bienal representa o reconhecimento à significativa contribuição prestada ao desenvolvimento da pesquisa e do ensino do Conforto Ambiental, no âmbito da América Latina, pelo arquiteto e professor uruguaio José Miguel Aroztegui (1937/1996).

O objetivo da Bienal é promover e incentivar a incorporação das técnicas bioclimáticas na construção do habitat humano, visando otimizar sua qualidade ambiental e sua eficiência energética por meio do uso privilegiado de recursos naturais renováveis.

O público-alvo da Bienal são estudantes de qualquer curso de graduação relacionado ao ambiente construído e oferecido por alguma instituição latino-americana de ensino superior.

Arquitetura Bioclimática é aquela em que a qualidade ambiental e a eficiência energética são obtidas por meio do aproveitamento racional dos recursos da natureza, de modo a contribuir com o equilíbrio do ecossistema no qual está inserida. Suas principais características são:

a) Adequação do espaço construído ao meio climático e às necessidades humanas.

b) Racionalização do consumo de energia.

c) Conforto ambiental proporcionado pelo uso otimizado de recursos renováveis.

José Miguel Aroztegui 

O arquiteto uruguaio José Miguel Aroztegui nasceu em 28/01/1937, em Montevidéu.

Foi destacado professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade da República Oriental do Uruguai e Diretor do Serviço de Climatologia Aplicada à Arquitetura, da mesma universidade, com expressiva produção acadêmica no campo da arquitetura bioclimática e do conforto ambiental. Entre 1975 e 1985 viveu em Porto Alegre, Brasil, onde lecionou e orientou pesquisas nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e traduziu do espanhol para o português, o livro “Arquitetura e Clima: acondicionamento térmico natural”, de Roberto Rivero, editado pela Editora da UFRGS em 1985.

Foi dedicado incentivador do intercâmbio entre as universidades latino-americanas, tendo sido Secretário do ArquiSur, organização que congrega escolas de arquitetura do Cone Sul.

O professor Aroztegui faleceu em 06/09/1996, em Montevidéu.

XIV BIENAL JOSÉ MIGUEL AROZTEGUI 

O tema proposto para a XIV Bienal Aroztegui será o desenvolvimento do Centro de Experiências-Vivenciais para Interação Intergeracional - um Centro-Dia para Idosos e Crianças. A interação intergeracional, especialmente entre idosos e crianças (incluindo as neurodivergentes), assume um papel crucial para a construção de uma sociedade mais empática, inclusiva e conectada. Diversos são os benefícios que podem ser alcançados através desta interação.

Busca-se estimular o desenho dos edifícios e espaços de forma a integrar ambientes internos e externos, respeitando-se as condições climáticas e culturais locais, viabilizando que este Centro-Dia possa ser capaz de acolher pessoas (em especial os mais vulneráveis) na ocasião de algum evento climático, por exemplo, ondas de calor extremo. 

Os projetos deverão mostrar e evidenciar como se propõem a implementar as estratégias de projeto e contribuições tecnológicas selecionadas e explicar suas considerações ambientais + culturais + econômicas, pois é disso que se trata a sustentabilidade da nova produção de edifícios. 

Espera-se, tanto na definição de Arquitetura Bioclimática como nos enfoques e estratégias de projeto, o atendimento às mudanças climáticas como estratégia de projeto bioclimático para uma arquitetura de transição ambiental.

Informações detalhadas devem ser consultadas no Edital completo no site oficial da Bienal.

CRONOGRAMA DA XIV BIENAL

15 de maio de 2025

(23h59 horário de Brasília - GMT-3)

Data limite para cadastramento dos cursos para participação – IES deverão encaminhar mensagem declarando interesse em participar da XVI Bienal

15 de julho de 2025

(23h59 horário de Brasília - GMT-3)

Data limite para envio dos projetos selecionados em cada IES

01 a 04 de setembro de 2025

(durante o XVIII ENCAC / XIV ELACAC)

Divulgação dos Projetos Premiados

comitê organizador

Prof. Dr. Fernando O. R. Pereira 

UFSC

COORDENADOR GERAL

Prof. Dra. Alessandra P. Shimomura 

FAU USP

COORDENAÇÃO LOCAL

SITE OFICIAL da bienal

Identidade visual ENCAC|ELACAC 2025 desenvolvida por André Sato, Laís Coutinho e Eduardo Gasparelo. 

REALIZAÇÃO:

ORGANIZAÇÃO:

APOIO FINANCEIRO:

APOIO INSTITUCIONAL: