Ministrantes: Alessandra Prata Shimomura, Eduardo Pizarro, Joana Gonçalves, Michael Masis e Susel Biondi.
Resumo: A oficina convida os participantes a refletirem, debaterem e imaginarem respostas projetuais para a melhoria do ambiente construído em favelas e comunidades urbanas no Brasil, Costa Rica e Peru. Para tanto, é considerada a configuração climática e socioespacial desses assentamentos vulneráveis, com destaque para seus conflitos e potencialidades, bem como para estratégias de adaptação espontânea. Os participantes, organizados em grupos, utilizarão diferentes técnicas de representação gráfica e desenho para analisar e propor futuros alternativos para essas favelas e comunidades urbanas, a partir de dados técnicos, visuais e sensíveis.
Número de vagas: 50 pessoas
PARTE 1
Dia: (02/09) Terça-feira
Horário: 14:00 - 15:30
PARTE 2
Dia: (02/09) Terça-feira
Horário: 16:15 - 18:00
Ministrante: Leandro Fernandes
Resumo: Curso dividido em dois módulos:
Módulo 1:
- Geometria da insolação e edificações de baixo impacto ambiental.
- Movimentos aparentes do Sol na abóbada celeste.
- Antropo.SOL, uma ferramenta de apoio para o projeto de dispositivos para controle da exposição à radiação solar direta.
- Plotagem de cartas solares.
Módulo 2:
- Explorando o Antropo.SOL: máscaras de sombra.
- Quebra-sóis (brise-soleils) horizontais infinitos.
- Quebra-sóis (brise-soleils) verticais infinitos.
Material necessário: Notebook + ferramenta Antropo.SOL (instalada). A ferramenta roda no editor de planilhas eletrônicas Excel365.
Número de vagas: 30 pessoas
PARTE 1
Dia: (02/09) Terça-feira
Horário: 08:00 - 09:30
PARTE 2
Dia: (03/09) Quarta-feira
Horário: 08:00 - 09:30
Ministrantes: André Eiji Sato e Eduardo Pizarro.
Resumo: Voltado para estudantes de graduação de Arquitetura e Urbanismo, o minicurso apresenta uma série de conceitos, recomendações e ferramentas que contribuem para o desenvolvimento e representação de ideias, bem como a diagramação de projetos e trabalhos, valorizando aspectos técnicos e sensíveis do Conforto Ambiental e Eficiência Energética aplicados como elementos norteadores da Arquitetura e Urbanismo.
Material necessário: Notebook.
Pré-requisito necessário: Pacote Adobe.
Número de vagas: 30 pessoas
PARTE 1
Dia: (03/09) Quarta-feira
Horário: 08:00 - 09:30
PARTE 2
Dia: (03/09) Quarta-feira
Horário: 16:15 - 18:00
Ministrante: Silvia Tavares
Resumo: Nas últimas décadas, pesquisas têm demonstrado que, apesar do vasto volume de estudos científicos sobre o clima urbano, o impacto destes estudos nos processos de planejamento e desenho urbano ainda é limitado. Profissionais envolvidos na concepção do ambiente construído desempenham um papel fundamental na definição dos microclimas urbanos, no entanto, a complexidade inerente à climatologia urbana frequentemente dificulta a implementação de estratégias eficazes. Com base em projetos realizados em parceria entre instituições de ensino superior e prefeituras australianas, este curso explora abordagens inovadoras para aprimorar a comunicação entre o conhecimento científico e sua aplicação prática ao clima urbano. Para isso, emprega metodologias interativas ao longo do processo de planejamento e projeto, garantindo que o resultado final integre o estado da arte do conhecimento científico. Essas metodologias interativas, bem como estratégias de comunicação, serão abordadas durante o curso.
Número de vagas: 30 pessoas
Dia: (03/09) Quarta-feira
Horário: 16:15 - 18:00
Ministrantes: Kelen Dornelles e Noelia Alchapar.
Resumo: Este minicurso tem como objetivo apresentar o panorama internacional sobre o uso de materiais frios (cool materials) para o ambiente construído e promover o debate sobre seu potencial como medida efetiva para conter o aquecimento em áreas urbanas a partir do aumento da refletância solar dos revestimentos e, consequentemente, reduzir os ganhos de calor nessas áreas. Para isso, serão apresentados os conceitos físicos básicos que caracterizam esses materiais, métodos de medição das propriedades em laboratório e em campo, os novos avanços científicos no desenvolvimento e aplicação desses revestimentos, assim como resultados de pesquisas e casos reais de aplicação em edificações e áreas urbanas. O minicurso inclui a realização de atividades em campo de medição da refletância solar e temperaturas superficiais, assim como imagens térmicas de diferentes revestimentos, para análise da influência das propriedades ópticas e térmicas das superfícies construtivas. Os participantes terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre tecnologias possíveis de serem aplicadas no ambiente construído, suas vantagens e pontos de atenção, considerando-se o contexto climático e urbano do local. As ministrantes, com suas diferentes experiências, permitirão um debate internacional sobre esses revestimentos, com estudos em diferentes países.
Número de vagas: 30 pessoas
PARTE 1
Dia: (02/09) Terça-feira
Horário: 14:00 - 15:30
PARTE 2
Dia: (02/09) Terça-feira
Horário: 16:15 - 18:00
Ministrantes: Luciana Alves, Ranny Michalski e Stelamaris Bertoli.
Resumo: O minicurso tem como objetivo introduzir docentes e profissionais das áreas de arquitetura e engenharia a estratégias didáticas para o ensino de conforto acústico em ambientes construídos. Por meio de abordagens teóricas e práticas, serão explorados conceitos fundamentais da acústica aplicada à arquitetura, além de experimentações acessíveis que favorecem a sensibilização e o aprendizado. O minicurso se destina tanto a quem ministra aulas na área quanto a profissionais interessados em incorporar práticas pedagógicas no ensino técnico ou na formação continuada de equipes.
Número de vagas: 50 pessoas
Dia: (04/09) Quinta-feira
Horário: 08:00 - 10:30
Ministrante: Joyce Correna Carlo.
Resumo: O Desconfortável Mistério do Le Latec Hotel é um jogo de RPG baseado na dinâmica de DnD, porém adaptado a uma situação realista em um contexto climático específico. É uma proposta lúdica colaborativa em que os conhecimentos de conforto devem ser utilizados para explicar cientificamente aparentes mistérios sobrenaturais a partir de evidências coletadas por investigação dos participantes. Cada jogador será um dos cinco arquitetos que irá investigar o espaço, entrevistar os personagens do jogo (NPCs - Non Player Characters), levantar suas hipóteses e confirmá-las a fim de desmistificar o sobrenatural. O jogo é conduzido por um mestre (GM - Game Master) que atua como narrador e intérprete dos NPCs. Uma única sessão de RPG geralmente dura 4 horas e será oferecida como um exemplo do potencial do jogo para engajar estudantes no exercício de interpretação do desempenho de uma edificação.
Número de vagas: 10 pessoas.
PARTE 1
Dia: (02/09) Terça-feira
Horário: 08:00 - 09:30
PARTE 2
Dia: (02/09) Terça-feira
Horário: 16:15 - 18:00
Ministrantes: Marieli Lukiantchuki e Michele Marta Rossi.
Resumo: No processo de projeto do ambiente construído, observa-se uma lacuna entre a teoria e a prática, principalmente no que se refere à ventilação natural. Isso evidencia a necessidade do uso de métodos que auxiliem na visualização do fluxo de ar nos edifícios e na sua transferência para os projetos. Muitas das ferramentas confiáveis de predição da ventilação natural, como o túnel de vento e os softwares de Dinâmica dos Fluídos Computacional (Computational Fluid Dynamic – CFD), são complexas e onerosas, o que dificulta seu uso por projetistas e sua adoção no contexto educacional. Diante desse cenário, a proposta desta oficina é explorar o uso da mesa d’água – uma ferramenta simplificada e extremamente didática – para a compreensão do impacto de estratégias projetuais no desempenho da ventilação natural. Assim, busca-se não apenas o aprimoramento técnico, mas também o desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos futuros profissionais, valorizando a experimentação, resolução de problemas e ampliação de repertório projetual.
Número de vagas: 30 pessoas
Dia: (04/09) Quinta-feira
Horário: 08:00 - 10:30
Ministrante: Fernando Westphal.
Resumo: Voltado para estudantes de graduação de Arquitetura e Urbanismo e profissionais atuantes nestas áreas e na Construção, o minicurso visa apresentar de forma sucinta e direta os requisitos básicos para especificação de vidros para edificações, cobrindo aspectos de segurança, desempenho térmico, acústico, lumínico e eficiência energética, com apresentação de estudos de caso de edifícios de alto desempenho e análises por simulação computacional.
Número de vagas: 100 pessoas
PARTE 1
Dia: (03/09) Quarta-feira
Horário: 08:00 - 09:30
PARTE 2
Dia: (03/09) Quarta-feira
Horário: 16:15 - 18:00
Identidade visual ENCAC|ELACAC 2025 desenvolvida por André Sato, Laís Coutinho e Eduardo Gasparelo.
APOIO INSTITUCIONAL:
PATROCINADORES: